sábado, 25 de abril de 2015

Novas formas de narcisismo


Que pensar desta nova prática feminina de publicar fotografias indiscutivelmente ousadas e provocadoras nas redes sociais? Que dizer desta recente corrente de culto do próprio corpo, exemplo extremo de narcisismo?

Em primeiro lugar, que é reveladora do sentimento de solidão que atormenta o Homem. Testar os limites e desafiar os padrões tornou-se, recentemente, na melhor forma de gerar polémica, provocar reacções e, consequentemente, ser o centro das atenções. Esta necessidade agravou-se com o surgimento das redes sociais e, particularmente, com o aparecimento de um novo modelo de aprovação social: o "like". Os novos jovens, inebriados com as modernas fontes de entretenimento (como sejam as séries televisivas e redes sociais), distantes das gerações antigas, desligados das famílias, dispersos entre si e desinteressados dos temas mais profundos, buscam nos "likes" a aprovação e atenção que a sociedade já não lhes confere. Para isso, tudo vale.

Uma mulher disposta a expor desavergonhada e recorrentemente as formas do corpo à comunidade, a troco de umas dezenas ou centenas de "likes" e outros tantos comentários banais, revela apenas uma coisa: a sua baixa auto-estima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A crise das referências

É difícil medir o quão importante é para nós ter referências. Pessoas que nos desafiam a ser melhores. Para quem olhamos e pensamos: “um di...